quarta-feira, 28 de julho de 2010

JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE ... rumo à Madrid

Estimados jovens, assessores e Irmãos!


1 - Comunicado

Não existe nada melhor do que receber boas notícias, não é mesmo? Pois bem, vamos então dar uma boa notícia a todos vocês: o Setor de Pastoral da Província Marista do Brasil Centro-Sul deu início no dia de hoje, oficialmente, aos trabalhos de planejamento para o Encontro Internacional de Jovens Maristas e Jornada Mundial da Juventude.

Durante o Congresso da PJM, realizado em Curitiba em janeiro deste ano, o Superior Geral Ir. Emili Turú comunicou com muito entusiasmo o lançamento do evento internacional. Ressaltou-nos também o empenho da Comissão Central em proporcionar aos jovens do mundo marista um encontro vibrante e inesquecível. Ao mesmo tempo, estendeu o convite a todos os jovens para participarem da Jornada Mundial da Juventude promovida pela Santa Sé.

A UMBRASIL assumiu a responsabilidade de viabilizar o convite, juntamente com as Províncias do Brasil Marista. Sendo assim, nossa Província está dando o primeiro passo com o intuito de proporcionar aos nossos jovens a oportunidade de participar destes eventos históricos.

2 - Datas dos encontros

O Encontro Internacional de Jovens Marista acontecerá entre os dias 10 a 15 de agosto de 2011. O Brasil marista contará com 5 representantes jovens de cada Província e mais 1 acompanhante adulto. Podem participar somente jovens de 18 a 25 anos.

No dia 15 de agosto, no Colégio São José del Parque, em Madrid, haverá um grande encontro com os participantes do evento Marista que se juntam aos peregrinos maristas que estão chegando para a Jornada Mundial da Juventude.

· A Jornada Mundial da Juventude ocorrerá na seqüência, entre os dias 16 a 21 de agosto de 2011. Para este segundo evento fica livre a participação dos interessados, sem número restrito de participantes. No entanto, a idade mínima recomendada (por interdições legais) é de 16 anos, sendo a máxima de 28 anos.





3 – Acolhida dos estrangeiros na Espanha

As Províncias de Compostela, L’Hermitage, Ibérica e Mediterrânea se dispuseram a acolher todos os jovens maristas que tenham acompanhado o processo de preparação, desde que venham à Espanha em viagens organizadas pelas respectivas Províncias e tenham a autorização do delegado provincial. Na PMBCS, o delegado provincial indicado pelo conselho é o Ir. Adriano Brollo.

4 – Preparação Provincial

No dia 16 de agosto de 2010 faremos uma videoconferência com a participação das Comissões Locais de Jovens, Monitores da PJM e responsáveis adultos. Nesse dia:

- Esclareceremos os critérios e o processo de escolha dos 5 representantes da nossa Província para o Encontro Internacional de Jovens Maristas.

- Levantaremos os interessados em participar da Jornada Mundial.

- Iniciaremos o processo de preparação para ambos os encontros.

Todo o processo de organização e preparação contará com a colaboração do Ir. João Batista, que organizou a comitiva do último encontro em Sidney, Austrália em 2006. O prazo máximo para envio dos inscritos é dia 08 de dezembro de 2010.

5 - Custos

O custo estimado incluindo passagens, alimentação e hospedagem, está entre USD 2.500.00 a USD 3.000,00, aproximadamente. Estamos fazendo cotações e negociações com agências de viagens para baratear os custos e viabilizar a participação de muitos jovens, em breve encaminharemos os valores finais e as formas de pagamento.

Independente dos jovens escolhidos, contamos com a solidariedade de todas as Unidades, no sentido de pensar maneiras criativas de captação de recursos para a participação dos interessados na Jornada Mundial da Juventude.

6 – Colaboradores e ex-alunos interessados em participar da Jornada Mundial

Os colaboradores de nossas instituições que almejam participar devem negociar com seus gestores imediatos. Sugeríamos que sigam as orientações de compensação em banco de horas ou antecipação de férias.

Ex-alunos que participaram da PJM ou dos antigos movimentos de juventude, podem também compor a delegação provincial. Solicitamos aos jovens, assessores e gestores, que divulguem esta notícia aos jovens de nossas Unidades, jovens da PJM e ex-alunos, que de certa forma tenham ou tiveram algum envolvimento com a PJM.

7 – Dúvidas

Estamos ainda no começo deste processo, por isso muitas dúvidas não poderão ser sanadas de imediato. Mas aos poucos iremos entrando em contato quando as informações de Madri forem chegando até nós. O mais importante é a divulgação e a motivação dos jovens para a participação no evento.

Para maiores informações e esclarecimentos e-mails poderão ser enviados para:

pastoral@marista.org.br (Daiane)

irjbatista@marista.org.br (Ir. João Batista)

Sites oficiais dos eventos:

Encontro Internacional de Jovens Maristas

http://www.jovenesmaristas.es/jovenes/spip/?-Portugues-



Jornada Mundial da Juventude

http://pt.madrid11.com/JMJ2011PT/REVISTA/cabecerasypies/PortadaHome.asp?vmenu=HOME



Fraternalmente,


Ir. Adriano Brollo

Diretor do Setor de Pastoral

Nenhum comentário:

Postar um comentário