Quantos de nós conseguimos ser aquilo que sonhávamos quando crianças? Quantos de nós realmente conseguimos vivenciar nosso projeto de vida? Como pensar num projeto para minha vida? Esses e outros questionamentos marcaram alguns jovens no Retiro Projeto de Vida, realizado pela Pastoral Juvenil Marista, em Ribeirão Preto, SP.
O projeto de vida nasce das raízes e motivações da nossa própria vocação e missão neste mundo; ele acolhe, articula e dinamiza o processo de identificação pessoal. Os projetos ganham terreno não por causa de mentalidades conservadoras, mas são mais bem acolhidos pelos jovens, por pessoas simples, abertas e maduras. Num projeto de vida cristã, marca essencial na mística da PJM, não é uma coisa que cada um possa, por si mesmo, propor ou fixar. É Jesus quem toma a iniciativa e vai iluminando o caminho.
Foi nesse ambiente de deserto, de oração e escuta dos sinais de Deus que, nos dias 19 a 21 de março de 2010, 13 jovens pejoteiros das cidades de Brasília, São Paulo, Campinas e Ribeirão Preto construíram um projeto para suas vidas; não para uma vida distante, mas para esta vida cotidiana, atual e próxima, pautando atitudes e valores essenciais para a prática diária das relações. O RPV proporcionou espaço para olhar o contexto em que cada jovem está inserido, marcar atitudes pautadas na vida de Jesus, Maria e Champagnat, ouvir experiências de projetos que já são vividos pelos pastoralistas e, por fim, registrar através de pintura e palavras a construção do projeto.
Marca forte desta experiência foi a abertura e o silêncio, contribuindo para um olhar carinhoso para a vida e a necessidade de cuidado e de opção em busca de um sentido pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário